terça-feira, 30 de agosto de 2011

ESCALDADO CUIABANO






Ingredientes:

1 peito de frango
Ovos quebrados com a gema inteira (2 por pessoa)
1/2 xícara (chá) de óleo
2 romates médios
2cebolas médias
4 litros de água
Sal e cheiro verde a gosto
2 colheres (sopa) rasas de farinha de mandioca

Modo de fazer:

Fazer um caldo com o peito de frango. Quando a carne estiver cozida, desfiar em pedaços médios e reservar.

Refogar no óleo as cebolas bem picadas. Acrescentar os tomates sem pele e sem sementes, picadinhos e deixar fritar até desmanchar, juntar o peito desfiado e o caldo onde cozinhou o peito. Deixar cozinhar um pouco, caso haja necessidade, acrescentar mais água. Quando levantar a fervura, adicionar a farinha de mandioca aos poucos, sem parar de mexer até a farinha começar a subir e formar um creme bem líquido. Desligar o fogo e colocar imediatamente os ovos com cuidado para não quebrar as gemas. Tampar a panela até que os ovos cozinhem, as gemas ficarão envolvidas pela clara. Antes de servir, adicionar o cheiro verde. Servir em seguida.

O pessoal local também costuma fazer esse escaldado com as carnes assadas que sobram do churrasco do fim de semana. Após muita comilança e bebedeira, no final do dia os convidados só vão embora depois de tomarem um escaldado. Dizem que é para ajudar o estômago a digerir toda a comilança do dia e curar a ressaca.

Substituir o peito de frango pelas carnes assadas que devem ser cortadas bem fininho e refogadas no óleo com as cebolas picadas e os tomates, acrescentar um cubo de caldo de carne. Proceder da mesma forma que a receita anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário